“Nos perigos, nas angústias, nas dúvidas, pensa em Maria, invoca Maria. Que ela não se afaste dos teus lábios, não se afaste do teu coração”.
“Tudo o que temos de benefícios de Deus, nós o recebemos pela intercessão de Maria. E por que é assim? Porque Deus assim o quer”.
“Quem somos nós, e qual a nossa força para resistirmos a tantas tentações? Certamente era isso que Deus queria: que nós, vendo a nossa insuficiência e a falta de auxílio, recorrêssemos com toda a humildade à sua misericórdia”.
“Maria recebeu de Deus uma dupla plenitude de graça. A primeira foi o Verbo eterno feito homem nas suas puríssimas entranhas. A segunda é a plenitude das graças que, por intermédio desta divina Mãe, recebemos de Deus”.
“O avarento está sempre faminto como um mendigo, nunca chega a ficar satisfeito com os bens que deseja. O pobre, como senhor de tudo, despreza-os, pois não deseja nada”.
“A oração controla os nossos afectos e dirige as nossas acções para Deus”
“Não consideres tanto o que sofres, mas o que Jesus sofreu por ti”.
“O que é Deus? Ele é ao mesmo tempo comprimento, largura, altura e profundidade… Esse comprimento, o que é ele? A eternidade, pois ela é tão longa que não tem limites seja quanto ao lugar, seja quanto ao tempo. É Deus também largura? E essa largura, o que é ela senão a caridade que se estende até ao infinito? Deus é altura e profundidade; e por essa altura deveis entender o seu poder; e por profundeza, a sua sabedoria. Ó sabedoria cheia de poder que chega a todos os recantos com força. Ó poder cheio de sabedoria que tudo dispõe com doçura”
“Os clérigos que estudam por puro amor da ciência: é uma curiosidade ignominiosa; outros o fazem para alardear um renome de sábios: é uma vaidade vergonhosa… outros ainda estudam e vendem o seu saber em troca de dinheiro e honras: é um tráfico vergonhoso. Mas há também os que estudam para edificar o seu próximo: é uma obra de caridade; outros, finalmente, para edificar a si mesmos: é uma atitude de prudência…”
“Se a pobreza não fosse um grande bem, Jesus Cristo não teria escolhido para si, nem a teria deixado em herança para os seus preferidos”.
“Fica sabendo, ó cristão, que mais se merece em participar devotamente de uma só Missa do que com distribuir todas as riquezas aos pobres e peregrinar por toda a terra”
“Amo porque amo, amo para amar. Grande coisa é o amor, contanto que vá ao seu princípio, volte à sua origem, mergulhe na sua fonte, sempre beba donde corre sem cessar”.
“Deus é sabedoria e quer ser amado não só suave mas também sapientemente… Aliás com muita facilidade o espírito do erro escarnecerá do teu zelo, se desprezares a ciência; nem o astuto inimigo tem instrumento mais eficaz para arrancar do coração o amor, do que conseguir que no mesmo amor se ande incautamente, e não com a razão”
“O servo de Maria não pode perecer”.
“Maria é a omnipotência suplicante”.
“Quem não medita não julga com severidade a si mesmo, porque não se conhece”
“Há o espírito de sabedoria e de inteligência que, à maneira da abelha que produz cera e mel, tem com que acender a luz da ciência e infundir o sabor da graça. Não espere, portanto, receber o beijo, nem o que compreende a verdade, mas não a ama; nem o que a ama, mas não a compreende”
“Quando Deus ama não quer outra coisa senão ser amado, já que ama para ser amado; porque bem sabe que serão felizes pelo amor aqueles que O amarem”.
“Ó Virgem cheia de bondade, o pobre Adão, expulso do paraíso com a sua mísera descendência, implora a tua resposta; Abraão a implora, Davi a implora. Os outros patriarcas, teus antepassados, que também habitam a região da sombra da morte, suplicam esta resposta. O mundo inteiro a espera, prostrado aos teus pés”.
“A Eucaristia é o amor que supera todos os outros amores no céu e na terra”
“Deus depositou em Maria a plenitude de todo o bem”.
“Onde há amor, não há canseira, mas gosto”.
“São fortes as potências do inferno, entretanto, a oração é mais forte do que todos os demónios”.
“Possuireis todas as coisas sobre as quais se estender a vossa confiança. Se esperais muito de Deus, Ele fará muito por vós. Se esperais pouco, Ele fará pouco”.
“O amor do Esposo, ou melhor, o Esposo-Amor, somente procura a resposta do amor e a fidelidade. Seja permitido à amada corresponder ao amor! Por que a esposa e esposa do Amor não deveria amar? Por que não seria amado o Amor?”
“A causa para amar a Deus é o próprio Deus; a medida, é amá-lo sem medida”.
“Oh! amor santo e casto! Oh! doce e suave afecto!… Tanto mais doce e suave, porque é todo divino o sentimento que se prova. Experimentá-lo é divinizar-se”.
“É melhor para mim, Senhor, abraçar-te na tribulação e estar contigo na fornalha, do que estar sem ti até mesmo no Céu”.
“Que faria a ciência sem o amor? Envaideceria. Que faria o amor sem a ciência? Erraria”.
“Por vós, Maria, temos acesso ao Filho, por vós que achaste a graça, Mãe da Salvação, para que por vós nos receba Aquele que por vós nos foi dado”.
“Da cruz e das chagas do nosso Redentor sai um grito para nos fazer entender o amor que Ele nos tem”.
“Busquemos a graça, mas busquemos por intermédio de Maria! Por ela acha-se o que se busca e não se pode ser desatendido”.
“Todo o nosso mérito consiste em confiarmos plenamente em Deus”.
“A nossa esperança não pode ser incerta, pois que ela se apóia nas promessas divinas”.
“Com a oração a alma consegue o auxílio divino, diante do qual desaparece todo o poder das criaturas”.
“Existe indubitavelmente uma espantosa analogia entre o azeite e o nome do Amado, pelo que a comparação apresentada pelo Espirito Santo não é arbitrária. A não ser que possais sugerir algo de melhor, afirmarei que o nome de Jesus possui semelhança com o azeite na tripla utilidade deste último, nomeadamente, para iluminar, na alimentação e como lenitivo. Mantém a chama, alimenta o corpo, alivia a dor. É luz, alimento e medicina. Observai como as mesmas propriedades podem ser encontradas no nome do noivo divino. Quando pronunciado fornece luz; quando meditado, alimenta; quando invocado, serena e abranda”.
“Deus quis que não recebêssemos nada que não passe pelas mãos de Maria”
“A vista ofuscada pela raiva não vê bem”.
“Quando estou dividido em mim mesmo é porque não estou unido a Deus”.
“Quando se vê uma pessoa perturbada, a causa da perturbação não é outra coisa senão a incapacidade de satisfazer a própria vontade”.
“Não é a pobreza que é considerada virtude, mas o amor à pobreza”.
“Ninguém tenha em pouca conta a oração, porquanto Deus não a tem em pouca conta; pois Ele ou dá o que pedimos, ou dá o que deve ser-nos mais útil”.
“Tal é a vontade de Deus, que quis que tenhamos tudo por Maria”.
“Toda a alma que ama a Deus, torna-se sua esposa”.
“A humilhação leva-nos à humildade, assim como a paciência à paz e o estudo à ciência. Quereis experimentar se a vossa humildade é verdadeira, até onde vai, se adianta ou recua? As humilhações vos fornecerão o meio”.
“Quando a caridade vem e é perfeita, realiza a união espiritual, e serão dois (Deus e alma) não numa só carne mas num só espírito, tal como diz o apóstolo: ‘Quem nos aproximamos de Deus tornamo-nos um só espírito com Ele’ (I Cor 6,17). Se ama perfeitamente, a alma está desposada com Deus. Amor mútuo, íntimo, válido, que não vive numa só carne, mas que une num só espírito, e de dois faz um só”.
“Poderíamos definir a humildade assim: ‘É uma virtude que estimula o homem a menosprezar-se diante da clara verdade do seu próprio conhecimento’”.
“Tu encontrarás mais coisas nas florestas do que nos livros; as árvores e as pedras ensinar-te-ão mais do que qualquer mestre te poderá dizer”.
“Amemos e seremos amados. Naqueles que amamos encontraremos repouso, e o mesmo repouso ofereceremos a todos os que amamos. Amar em Deus é ter caridade; procurar ser amado por Deus é servir à caridade”.
“Só nos casos de confiança o Senhor deita o azeite da sua misericórdia”.
“Quereis um advogado junto a Jesus? Recorrei a Maria, pois nela não há senão pura compaixão pelos males alheios. Pura não só porque ela é imaculada, mas porque nela só existe compaixão pura e simples. Digo-o sem hesitar: Maria será ouvida devido à consideração que lhe é devida. O Filho ouvirá a Mãe, e o Pai, seu Filho. Eis, pois, a escada dos pecadores, minha absoluta confiança; eis todo o fundamento da minha esperança”.
“‘Senhor, que queres que eu faça?’ (pergunta Paulo). É esta certamente a forma de uma perfeita conversão. Quão poucos se ajustam a esta forma de perfeita obediência que, de tal modo tenham abdicado dà vontade-própria que nem sequer mais tenham o seu próprio coração e a toda a hora se perguntem, não o que eles querem, mas o que o Senhor quer”.
“Que união feliz! Que união feliz, se já a experimentaste! Bem a conhecia, por experiência, o Salmista ao exclamar: ‘ A minha felicidade, ó Deus, é estar junto de Ti’ (Sl 72,28). Sim, é muito bom se te unes a Deus com todo o teu ser. E quem então adere tão perfeitamente a Deus? Aquele que, habitando em Deus, sendo amado por Deus, atrai Deus a si com um amor recíproco”.
“O amor não busca outro motivo e nenhum fruto fora de si; ele é o seu próprio fruto, o seu próprio deleite”.
“Ser deificado é tornar-se caridade porque Deus é caridade; por isso todos os esforços da alma devem ter como alvo a caridade. A caridade dá a visão de Deus e a semelhança a Deus”.
“Recorre a Maria! Sem a menor dúvida eu digo, certamente o Filho atenderá a sua Mãe”.
“Para chegarmos à perfeição temos necessidade da meditação e da petição; pela meditação vemos o que nos falta; pela súplica recebemos o que nos é necessário”.
“Quem recorreu à Vossa proteção e foi por Vós desamparado, ó Maria?”
“Desapareça a vontade própria e não haverá inferno”.
“Se os homens fizessem guerra à vontade própria, ninguém se condenaria”.
“Não há música mais suave, palavra mais jubilosa, pensamento mais doce que Jesus, Filho de Deus!”.
“Não se poderiam encontrar palavras mais suaves para exprimir as doces e recíprocas relações que se dão entre Deus e a alma unida ao seu corpo ressuscitado, que as de esposo e esposa. Como estes possuem tudo em comum, nada de particular, nada de dividido, ambos têm uma herança, uma casa, uma mesa, um quarto conjugal, um mesmo corpo”
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