Bom mais fique com os trechos do que os primeiros cristãos falavam a respeito dos Anjos.
São Clemente de Roma (Século I): “Os Anjos se acham a serviço de Cristo e são superiores aos homens.”
Atenágoras (Século II): “Não somos ateus; cremos em Deus Pai, Filho e Espírito Santo, mas ensinamos também que existe uma multidão de Anjos servidores, ministros de Deus criador e ordenador do mundo nas coisas que aí se encontram e na sua ordem”
Santo Irineu de Lyon (Século II): “Deus é criador do céu e da terra e de todo o mundo, e formador dos Anjos e dos homens. Só Ele é Pai, Deus criador, formador e moldador. Ele criou e formou ambas as coisas, tudo: o visível e o invisível, neste mundo e no céu.”
E ele afirma que: “Por conseguinte, criou também os seres espirituais. O universo não foi criado nem formado pelos Anjos; Deus não necessitava deles para esse fim.”
Sobre a natureza dos seres espirituais ele afirma: “Os Anjos são espirituais, não possuem carne.”
Santo Irineu nos seus escritos narra a queda dos anjos maus e como foram castigados.
“O pecado que cometeram teria sido a inveja dos homens, uma vez que Adão colocado como senhor da Terra, seria também senhor dos Anjos que estavam sobre a Terra.”
São Clemente de Alexandria (Século II) - “Aquele que crê, reza com os Anjos, mesmo que reze sozinho. Porque, com ele se reúne o coro dos santos que ficam em sua companhia.”
Santo Ambrósio (Século IV) - “No batismo, o sacerdote atua na missão de um Anjo.”
“Deus não tinha necessidade dos Anjos, porém o homem deles tem necessidade. Enquanto os homens foram criados à imagem de Deus, os Anjos o foram segundo o ministério de Deus”
“Todos aqueles que seguem a Cristo têm acesso aos Anjos.”
Teria muito mais coisa para colocar neste post. Mas vou parar por aqui, para que não fique muito extenso. Caso vocês desejem conhecer mais dos escritos da Tradição da Igreja sobre os anjos, deixem um comentário. Assim agente coloca mais coisas.
Comentários