Prezados amigos.
Tomei-me o atrevimento de realizar
esta síntese “motivacional” sobre a última carta apostólica do Papa
Francisco. Produto de uma primeira leitura que fiz. A riqueza do
documento é ímpar. Exige mais de uma semana de leitura e hermenêutica.
Como professor do quero contribuir para que nos animemos em fazer a
leitura do documento todo. A metodologia é a mnemotécnica. Como muitos
de vocês bem o sabem sou Pascaliano e as citações do Papa Francisco
sobre Romano Guardini me remetem imediatamente a Blaise Pascal. Digo
mais uma vez: A síntese é motivacional para que cada uma e cada um se
anime a ler na íntegra e assim aprofundar o texto.
Padre Rafael Solano
“Abandonemos as polêmicas para ouvirmos juntos o que o Espírito Santo diz à Igreja, guardemos a comunhão, continuemos a nos encantar com a beleza da Liturgia”, pede o Papa no final do texto, fazendo certamente uma alusão implícita às numerosas e ainda presentes polêmicas, suscitadas com o motu proprio Traditionis Custodes, que restringe a liturgia em seu rito extraordinário”.
CARTA APOSTÓLICA
DESIDERIO DESIDERAVI
DO SANTO PADRE
FRANCISCO
AOS BISPOS, SACERDOTES E DIÁCONOS, AOS HOMENS E MULHERES CONSAGRADOS E AOS LEIGOS FIÉIS
SOBRE A FORMAÇÃO LITÚRGICA DO POVO DE DEUS
Introdução.
1. Meus queridos irmãos e irmãs,
Com
esta carta desejo chegar a todos vocês – depois de ter escrito já
apenas aos bispos após a publicação do Motu Proprio Traditionis custodes
– e escrevo para compartilhar com vocês algumas reflexões sobre a
liturgia, dimensão fundamental para a vida da Igreja . O tema é vasto e
merece sempre uma consideração atenta em cada uma das suas vertentes.
A Liturgia: o “hoje” da história da salvação.
2. Desejei ardentemente comer esta páscoa convosco, antes de sofrer”. (Lc 22,15) Estas palavras de Jesus, com as quais se abre o relato da Última Ceia, são a fresta pela qual nos é dada a surpreendente possibilidade de intuir a profundidade do amor das pessoas da Santíssima Trindade por nós.
3. Pedro e João foram enviados para fazer os preparativos para comer aquela Páscoa, mas, na verdade, toda a criação, toda a história – que finalmente estava prestes a se revelar como a história da salvação – foi uma enorme preparação para isso. Neste caso, a desproporção entre a imensidão do dom e a pequenez de quem o recebe é infinita, e não pode deixar de nos surpreender. No entanto, pela misericórdia do Senhor, o dom é confiado aos Apóstolos para que seja levado a cada homem e mulher.
4. Ninguém ganhou um lugar naquela Ceia. Todos foram convidados. Ou melhor dito: todos foram atraídos para lá pelo desejo ardente que Jesus tinha de comer aquela Páscoa com eles.
5. O mundo ainda não sabe, mas todos estão convidados para a ceia das bodas do Cordeiro (Ap 19:9). Para ser admitido na festa, basta o vestido nupcial da fé, que vem da escuta da sua Palavra (cf. Rm 10,17). A Igreja confecciona tal vestimenta para caber em cada um com a brancura de uma vestimenta banhada no sangue do Cordeiro. (Re 7:14).
6. Podemos até não estar cientes disso, mas toda vez que vamos à Missa, a primeira razão é que somos atraídos por seu desejo por nós. De nossa parte, a resposta possível — que é também a ascese mais exigente — é, como sempre, entregar-se a esse amor, deixar-se atrair por ele.
7. Apenas algumas horas depois da Ceia, os apóstolos poderiam ter visto na cruz de Jesus, se pudessem suportar o peso dela, o que significava para Jesus dizer “corpo oferecido”, “sangue derramado”.
8. Não teríamos outra possibilidade de um verdadeiro encontro com ele a não ser o da comunidade que celebra. Por isso a Igreja sempre guardou como seu tesouro mais precioso o mandamento do Senhor: “Fazei isto em memória de mim”.
9. Desde o início a Igreja estava ciente de que não se tratava de uma representação, por mais sagrada que seja, da Ceia do Senhor. Não teria sentido, e ninguém poderia pensar em “encenar” – especialmente diante dos olhos de Maria, a Mãe do Senhor – aquele momento mais alto da vida do Mestre.
A Liturgia: lugar de encontro com Cristo.
10.
Aqui reside toda a poderosa beleza da liturgia. Se a ressurreição fosse
para nós um conceito, uma ideia, um pensamento; se o Ressuscitado fosse
para nós o recolhimento do recolhimento de outros, ainda que
autoritários, como, por exemplo, dos Apóstolos; se não nos fosse dada
também a possibilidade de um verdadeiro encontro com Ele, isso seria
declarar que a novidade do Verbo feito carne se esgotou.
11. A
Liturgia nos garante a possibilidade de tal encontro. Para nós, uma vaga
lembrança da Última Ceia não adiantaria. Precisamos estar presentes
nessa Ceia, para poder ouvir a sua voz, comer o seu Corpo e beber o seu
Sangue. Nós precisamos Dele. Não é mágica.
12. A magia é o contrário
da lógica dos sacramentos, porque a magia pretende ter um poder sobre
Deus, e por isso vem do Tentador. Em perfeita continuidade com a
Encarnação, nos é dada, em virtude da presença e ação do Espírito, a
possibilidade de morrer e ressuscitar em Cristo.
13. Como é
emocionante, como isso acontece. A oração pela bênção da água batismal
[3] revela-nos que Deus criou a água precisamente com o Batismo em
mente. Isso quer dizer que quando Deus criou a água, ele estava pensando
no Batismo de cada um de nós, e este mesmo pensamento o acompanhou em
toda a sua atuação na história da salvação, todas as vezes que, com
intenção precisa, usou a água para sua obra salvífica. A Igreja:
Sacramento do Corpo de Cristo
14. Como nos recordou o Concílio
Vaticano II (cf. Sacrosanctum Concilium, n. 5), citando as Escrituras,
os Padres e a Liturgia — os pilares da autêntica Tradição — foi do lado
de Cristo que dormia o sono da morte sobre a cruz que saiu “o
maravilhoso sacramento de toda a Igreja”. [4] O paralelo entre o
primeiro Adão e o novo Adão é notável: assim como do lado do primeiro
Adão, depois de tê-lo lançado em sono profundo.
15. De fato, há apenas um ato de adoração, perfeito e agradável ao Pai; ou seja, a obediência do Filho, cuja medida é sua morte na cruz. A única possibilidade de poder participar de sua oferta é tornar-se “filhos no Filho”. Este é o presente que recebemos. O sujeito que atua na Liturgia é sempre e somente Cristo-Igreja, o Corpo místico de Cristo.
O sentido teológico da liturgia.
16. Devemos ao Concílio — e ao movimento litúrgico que o precedeu — a redescoberta de uma compreensão teológica da Liturgia e de sua importância na vida da Igreja. Como os princípios gerais enunciados na Sacrosanctum Concilium foram fundamentais para a reforma da liturgia, continuam a ser fundamentais para a promoção dessa celebração plena, consciente, ativa e fecunda (cf. Sacrosanctum Concilium, n. 11; 14). , na liturgia “a fonte primária e indispensável da qual os fiéis devem derivar o verdadeiro espírito cristão” (Sacrosanctum Concilium, 14).
A Liturgia: antídoto para o veneno do mundanismo espiritual.
17.
Em diversas ocasiões alertei contra uma perigosa tentação para a vida
da Igreja, que chamei de “mundanismo espiritual”. apontando o
gnosticismo e o neopelagianismo como duas versões conectadas entre si
que alimentam essa mundanidade espiritual. A primeira reduz a fé cristã a
um subjetivismo que “em última análise, mantém a pessoa aprisionada em
seus próprios pensamentos e sentimentos”. (EG 94) A segunda anula o
papel da graça e “conduz a um elitismo narcísico e autoritário, pelo
qual, em vez de evangelizar, analisa e classifica os outros, e em vez de
abrir a porta à graça, esgota as suas energias em inspecionando e
verificando”. (EG 94) Essas formas distorcidas de cristianismo podem ter
consequências desastrosas para a vida da igreja.
18. Obviamente,
estou falando da Liturgia em seu sentido teológico e certamente não,
como Pio XII já afirmou, Liturgia como cerimônias decorativas ou uma
mera soma total de leis e preceitos que regem o culto.
19. Se o
gnosticismo nos intoxica com o veneno do subjetivismo, a celebração
litúrgica nos liberta da prisão de uma autorreferência alimentada pelo
próprio raciocínio e pelo próprio sentimento. A ação da celebração não
pertence ao indivíduo, mas à Igreja-Cristo, à totalidade dos fiéis
unidos em Cristo. A liturgia não diz “eu”, mas “nós”, e qualquer
limitação na amplitude desse “nós” é sempre demoníaca.
20. O início de cada celebração me lembra quem eu sou, pedindo-me para confessar meu pecado e convidando-me a implorar a Maria sempre virgem, os anjos e santos e todos os meus irmãos e irmãs que rezem por mim ao Senhor nosso Deus. Certamente, não somos dignos de entrar em sua casa; precisamos de uma palavra dele para sermos salvos. (cf. Mm 8,8) Não temos outra glória senão a cruz de nosso Senhor Jesus Cristo. (cf. Gl 6,14) A liturgia nada tem a ver com um moralismo ascético. É o dom do Mistério Pascal do Senhor que, recebido com docilidade, renova a nossa vida. Não se entra no cenáculo senão pelo poder de atração de seu desejo de comer a Páscoa conosco: Desiderio desideravi hoc Pascha manducare vobiscum, antequam patiar (Lc 22,15).
Redescobrindo diariamente a beleza da verdade da celebração cristã.
21.
Mas devemos estar atentos: para que o antídoto da liturgia seja eficaz,
somos obrigados a redescobrir todos os dias a beleza da verdade da
celebração cristã. Refiro-me mais uma vez ao sentido teológico, como n. 7
da Sacrosanctum Concilium descreve-o tão belamente: a Liturgia é o
sacerdócio de Cristo, revelado a nós e dado no seu mistério pascal,
tornado presente e ativo por meio de sinais dirigidos aos sentidos
(água, óleo, pão, vinho, gestos, palavras), para que o Espírito,
mergulhando-nos no mistério pascal, transforme todas as dimensões da
nossa vida, conformando-nos cada vez mais a Cristo.
22. Obviamente, o
que estou dizendo aqui não quer de modo algum aprovar a atitude oposta,
que confunde simplicidade com banalidade descuidada, ou o essencial com
superficialidade ignorante, ou a concretude da ação ritual com um
funcionalismo prático exasperante.
23. Sejamos claros aqui: todos os aspectos da celebração devem ser cuidadosamente cuidados (espaço, tempo, gestos, palavras, objetos, vestimentas, canto, música…) e todas as rubricas devem ser observadas. Tal atenção bastaria para evitar que se roube da assembléia o que lhe é devido; ou seja, o mistério pascal celebrado de acordo com o ritual que a Igreja estabelece.
Assombro diante do mistério pascal: parte essencial do ato litúrgico.
24.
Se nos faltasse o espanto pelo fato de o mistério pascal se tornar
presente na concretude dos sinais sacramentais, arriscaríamos
verdadeiramente ser impermeáveis ao oceano de graça que inunda cada
celebração. Esforços para favorecer uma maior qualidade à celebração,
ainda que louváveis, não são suficientes; nem é o apelo a uma
interioridade maior.
25. Ainda é verdade que a plenitude da revelação
tem, em relação à nossa finitude humana, uma abundância que nos
transcende e encontrará sua plenitude no fim dos tempos, quando o Senhor
voltar. Mas se o espanto for do tipo certo, não há risco de que a
alteridade da presença de Deus não seja percebida, mesmo dentro da
proximidade que a Encarnação pretende. Se a reforma eliminou aquele vago
“senso de mistério”, então, mais do que motivo para acusações, é mérito
seu. A beleza, como a verdade, sempre engendra maravilhas, e quando
estas se referem ao mistério de Deus, levam à adoração.
26. A maravilha é parte essencial do ato litúrgico porque é a maneira como aqueles que sabem que estão engajados na particularidade dos gestos simbólicos olham as coisas. É a maravilha de quem experimenta o poder do símbolo, que não consiste em referir-se a algum conceito abstrato, mas em conter e expressar em sua própria concretude o que ele significa.
A necessidade de uma formação litúrgica séria e vital.
27.
Portanto, a questão fundamental é esta: como recuperar a capacidade de
viver plenamente a ação litúrgica? Esse foi o objetivo da reforma do
Conselho. O desafio é extremamente exigente porque as pessoas modernas –
não em todas as culturas no mesmo grau – perderam a capacidade de se
envolver com a ação simbólica, que é um traço essencial do ato
litúrgico.
28. Com a pós-modernidade as pessoas sentem-se ainda mais
perdidas, sem referências de qualquer espécie, carentes de valores
porque se tornaram indiferentes, completamente órfãs, vivendo uma
fragmentação em que um horizonte de sentido parece impossível. E por
isso pesa ainda mais a pesada herança que a época anterior nos deixou,
consistindo no individualismo e no subjetivismo (que evoca mais uma vez
os problemas pelagianos e gnósticos).
29. É com esta realidade do mundo moderno que a Igreja, unida em Concílio, quis entrar em contacto, reafirmando a sua consciência de ser o sacramento de Cristo, a Luz das nações (Lumen gentium), colocando-se em escutando a Palavra de Deus (Dei Verbum) e reconhecendo como suas as alegrias e as esperanças (Gaudium et spes) dos homens do nosso tempo.
30. Nosso espírito, portanto,
exulta de verdadeira alegria, pois no caminho que as coisas têm
caminhado notamos o respeito a uma justa escala de valores e deveres.
Deus deve ocupar o primeiro lugar; a oração a ele é nosso primeiro
dever. A liturgia é a primeira fonte de comunhão divina na qual Deus
compartilha sua própria vida conosco. (Referência direta a São Paulo VI
no encerramento a quarta sessão do concílio Vaticano II).
31. Se a
liturgia é “o ápice para o qual se dirige a atividade da Igreja e, ao
mesmo tempo, a fonte de onde brota todo o seu poder” (Sacrosanctum
Concilium, 10), então podemos compreender o que está em jogo. aposta na
questão litúrgica. Seria trivial ler as tensões, infelizmente presentes
em torno da celebração, como uma simples divergência entre diferentes
gostos em relação a uma determinada forma ritual. A problemática é
principalmente eclesiológica. Não vejo como é possível dizer que se
reconheça a validade do Concílio – embora me surpreenda que um católico
ouse não fazê-lo – e ao mesmo tempo não aceitar a reforma litúrgica
nascida da Sacrosanctum Concilium, uma documento que expressa a
realidade da Liturgia intimamente ligada à visão de Igreja tão
admiravelmente descrita na Lumen gentium.
32. Voltemos ao cenáculo em
Jerusalém. Na manhã de Pentecostes nasce a Igreja, célula inicial da
nova humanidade. Somente a comunidade de homens e mulheres –
reconciliados porque perdoados, vivos porque Ele está vivo, verdadeiros
porque habitados pelo Espírito da verdade.
33. Sabemos que só graças à
graça deste encontro o ser humano se torna plenamente humano. Só a
Igreja de Pentecostes pode conceber o ser humano como pessoa, aberta a
uma relação plena com Deus, com a criação e com os irmãos.
34. Nisto
se coloca a questão decisiva da formação litúrgica. Romano Guardini diz:
“Aqui também é indicada a primeira tarefa prática: levados por essa
transformação interior de nosso tempo, devemos aprender de novo a nos
relacionar religiosamente como seres plenamente humanos”. [8] É isso que
a Liturgia torna possível. Para isso devemos ser formados. Guardini não
hesita em declarar que sem formação litúrgica “então as reformas
rituais e textuais não ajudarão muito”. [9] Não pretendo tratar aqui de
forma exaustiva o riquíssimo tema da formação litúrgica.
35. Era e é
necessário encontrar os canais para uma formação que é o estudo da
Liturgia. Desde o início do movimento litúrgico muito se fez neste
sentido, com preciosas contribuições de estudiosos e instituições
acadêmicas. No entanto, é importante agora difundir este conhecimento
para além do ambiente acadêmico, de forma acessível, para que cada fiel
cresça no conhecimento do sentido teológico da Liturgia. Esta é a
questão decisiva e fundamenta todo tipo de entendimento e toda prática
litúrgica.
36. Os ministros ordenados realizam uma ação pastoral de
primeira importância quando pegam pela mão os fiéis batizados para
conduzi-los à repetida experiência do mistério pascal. Recordemos sempre
que é a Igreja, o Corpo de Cristo, que é o sujeito celebrante e não
apenas o sacerdote. O tipo de conhecimento que vem do estudo é apenas o
primeiro passo para poder entrar no mistério celebrado. Obviamente, para
poder conduzir os irmãos e irmãs, os ministros que presidem à
assembleia devem conhecer o caminho, conhecê-lo por tê-lo estudado no
mapa de seus estudos teológicos, mas também por ter frequentado a
liturgia na prática real de uma experiência de fé viva, alimentada pela
oração — e certamente não apenas como uma obrigação a ser cumprida.
37.
Um plano litúrgico-sapiencial de estudos na formação teológica dos
seminários certamente teria efeitos positivos na ação pastoral. Não há
aspecto da vida eclesial que não encontre seu ápice e sua fonte na
Liturgia. Mais do que o resultado de programas elaborados, uma pastoral
abrangente, orgânica e integrada é consequência de colocar a Eucaristia
dominical, fundamento da comunhão, no centro da vida da comunidade. A
compreensão teológica da Liturgia não permite de modo algum que essas
palavras sejam entendidas como reduzir tudo ao aspecto do culto. Não é
autêntica uma celebração que não evangeliza, assim como não é autêntica
uma proclamação que não conduz ao encontro com o Ressuscitado na
celebração.
38. Tanto para os ministros como para todos os
baptizados, a formação litúrgica neste primeiro sentido não é algo que
se possa adquirir de uma vez por todas. Uma vez que o dom do mistério
celebrado ultrapassa a nossa capacidade de o conhecer, este esforço deve
certamente acompanhar a formação permanente de todos, com a humildade
dos pequeninos, a atitude que se abre ao espanto.
39. Somente a ação
do Espírito pode completar nosso conhecimento do mistério de Deus, pois o
mistério de Deus não é uma questão de algo apreendido mentalmente, mas
uma relação que toca toda a vida. Tal experiência é fundamental para
que, uma vez que os seminaristas se tornem ministros ordenados, possam
acompanhar as comunidades no mesmo caminho de conhecimento do mistério
de Deus, que é o mistério do amor.
40. Esta última consideração nos
leva a refletir sobre o segundo sentido que podemos entender na
expressão “formação litúrgica”. Refiro-me à nossa formação, cada um
segundo a sua vocação, a partir da participação na celebração litúrgica.
Mesmo o conhecimento que advém dos estudos, dos quais acabei de falar,
para não se tornar uma espécie de racionalismo, deve servir para
realizar a ação formativa da própria Liturgia em cada crente em Cristo.
41.
A plena extensão da nossa formação é a nossa conformação a Cristo.
Repito: não tem a ver com um processo mental abstrato, mas com tornar-se
Ele. Este é o propósito para o qual é dado o Espírito, cuja ação é
sempre e somente confeccionar o Corpo de Cristo. É assim com o pão
eucarístico, e com cada um dos batizados chamados a tornar-se cada vez
mais aquilo que foi recebido como dom no Batismo; ou seja, ser um membro
do Corpo de Cristo. Leão Magno escreve: “Nossa participação no Corpo e
Sangue de Cristo não tem outro fim senão tornar-nos aquilo que comemos”.
42.
A Liturgia é feita com coisas que são exatamente o oposto das
abstrações espirituais: pão, vinho, óleo, água, fragrâncias, fogo,
cinzas, pedra, tecidos, cores, corpo, palavras, sons, silêncios, gestos,
espaço, movimento, ação , ordem, tempo, luz. Toda a criação é uma
manifestação do amor de Deus, e desde quando esse mesmo amor se
manifestou em sua plenitude na cruz de Jesus, toda a criação foi atraída
para ela. É toda a criação que é assumida para ser colocada a serviço
do encontro com o Verbo: encarnado, crucificado, morto, ressuscitado,
ascendido ao Pai.
43. A liturgia dá glória a Deus não porque podemos
acrescentar algo à beleza da luz inacessível em que Deus habita (cf. 1Tm
6,16). Tampouco podemos acrescentar à perfeição do canto angélico que
ressoa eternamente pelos lugares celestiais. A liturgia dá glória a Deus
porque nos permite – aqui, na terra – ver Deus na celebração dos
mistérios, e ao vê-lo tirar vida da sua Páscoa.
44. Guardini escreve:
“Aqui se delineia a primeira tarefa do trabalho de formação litúrgica: o
homem deve tornar-se novamente capaz de símbolos”. [13] Esta é uma
responsabilidade de todos, tanto dos ministros ordenados como dos fiéis.
A tarefa não é fácil porque o homem moderno se tornou analfabeto, não
consegue mais ler símbolos; é quase como se nem sequer se suspeitasse de
sua existência. Isso acontece também com o símbolo do nosso corpo.
45.
Sabemos bem que a celebração dos sacramentos, pela graça de Deus, é
eficaz em si mesma (ex opere operato), mas isso não garante o pleno
engajamento das pessoas sem uma forma adequada de se colocarem em
relação à linguagem da a celebração. Uma “leitura” simbólica não é um
conhecimento mental, nem a aquisição de conceitos, mas sim uma
experiência viva.
46. Se as coisas criadas são uma parte tão
fundamental e essencial da ação sacramental que traz nossa salvação,
então devemos nos organizar em sua presença com um olhar renovado, não
superficial, respeitoso e agradecido. Desde o início, as coisas criadas
contêm a semente da graça santificante dos sacramentos.
47. Ainda pensando em como a Liturgia nos forma, outra questão decisiva é a educação necessária para poder adquirir a atitude interior que nos permitirá usar e compreender os símbolos litúrgicos. Deixe-me expressá-lo de uma forma simples.
48. Tenho em mente os pais, ou mais
talvez os avós, mas também os nossos pastores e catequistas. Muitos de
nós aprendemos com eles o poder dos gestos da liturgia, como, por
exemplo, o sinal da cruz, o ajoelhar-se, as fórmulas da nossa fé. Talvez
não tenhamos uma memória real de tal aprendizado, mas podemos
facilmente imaginar o gesto de uma mão maior pegando a mãozinha de uma
criança e acompanhando-a lentamente no traçado pelo corpo pela primeira
vez o sinal de nossa salvação. As palavras acompanham o movimento, estas
também ditas lentamente, quase como se quisessem tomar posse de cada
instante do gesto, tomar posse de todo o corpo: “Em nome do Pai… e do
Filho… e do Espírito Santo …. Um homem.” E então a mão da criança é
deixada sozinha, e é observada repetindo tudo sozinha, com ajuda pronta
por perto, se necessário. Mas esse gesto fica agora consignado, como um
hábito que crescerá com Ele, dando-lhe um sentido que só o Espírito sabe
fazer. A partir desse momento esse gesto, a sua força simbólica, é
nosso, pertence-nos; ou melhor, pertencemos a ela.
Ars celebrandi ( A Arte de Celebrar).
49. Então, é preciso saber como o Espírito Santo age em cada celebração. A arte de celebrar deve estar em harmonia com a ação do Espírito. Só assim estará livre dos subjetivismos que são fruto dos gostos individuais dominantes. Só assim estará livre da invasão de elementos culturais que são assumidos sem discernimento e que nada têm a ver com uma correta compreensão da inculturação. Finalmente, é preciso compreender a dinâmica da linguagem simbólica, sua natureza particular, sua eficácia.
50. O verdadeiro
artista não possui uma arte, mas é possuído por ela. Não se aprende a
arte de celebrar frequentando um curso de oratória ou de técnicas de
comunicação persuasivas. (Não estou julgando intenções, apenas
observando efeitos.) Toda ferramenta pode ser útil, mas deve estar a
serviço da natureza da Liturgia e da ação do Espírito Santo. É
necessária uma dedicação diligente à celebração, permitindo que a
própria celebração nos transmita a sua arte. Guardini escreve: “Devemos
entender quão profundamente permanecemos entrincheirados no
individualismo e no subjetivismo, quão desacostumados nos tornamos às
demandas dos ‘grandes’ e quão pequenos são os parâmetros de nossa vida
religiosa.
51. Penso em todos os gestos e palavras que pertencem à
assembléia: reunir-se, andar cuidadoso em procissão, estar sentado, de
pé, ajoelhar-se, cantar, ficar em silêncio, aclamações, olhar, ouvir. Há
muitas maneiras pelas quais a assembléia, como um corpo, (Ne 8:1)
participa da celebração. Todos juntos fazendo o mesmo gesto, todos
falando juntos em uma só voz — isso transmite a cada indivíduo a energia
de toda a assembléia. É uma uniformidade que não apenas não amortece,
mas, ao contrário, educa os crentes individuais para descobrir a
singularidade autêntica de suas personalidades não em atitudes
individualistas, mas na consciência de ser um só corpo. Não se trata de
seguir um livro de etiqueta litúrgica. Trata-se, antes, de uma
“disciplina” — no sentido a que Guardini se referiu — que, se observada
autenticamente, nos forma. São gestos e palavras que colocam ordem no
nosso mundo interior fazendo-nos viver certos sentimentos, atitudes,
comportamentos.
52. Entre os atos rituais que pertencem a toda
assembléia, o silêncio ocupa um lugar de absoluta importância. Muitas
vezes é expressamente prescrito nas rubricas. Toda a celebração
eucarística está imersa no silêncio que precede o seu início e que marca
cada momento do seu desenrolar ritual. De fato, está presente no ato
penitencial, depois do convite “Rezemos”, na Liturgia da Palavra (antes
das leituras, entre as leituras e depois da homilia), na oração
eucarística, depois da comunhão. [16] Tal silêncio não é um refúgio
interior para se esconder em algum tipo de isolamento íntimo, como se
deixasse para trás a forma ritual como uma distração. Esse tipo de
silêncio contrariaria a própria essência da celebração. O silêncio
litúrgico é algo muito mais grandioso: é símbolo da presença e da ação
do Espírito Santo que anima toda a ação da celebração.
53. É sempre o
mesmo gesto que, em essência, declara nosso próprio ser pequeno na
presença de Deus. No entanto, feito em diferentes momentos de nossa
vida, molda nossas profundezas internas e depois se mostra externamente
em nossa relação com Deus e com nossos irmãos e irmãs. Também
ajoelhar-se deve ser feito com arte, ou seja, com plena consciência do
seu sentido simbólico e da necessidade que temos deste gesto para
expressar o nosso modo de estar na presença do Senhor.
54. Se é
verdade que a ars celebrandi é exigida de toda assembléia que celebra,
também é verdade que os ministros ordenados devem ter uma solicitude
muito particular por ela. Ao visitar as comunidades cristãs, notei que a
sua forma de viver a celebração litúrgica está condicionada – para
melhor ou, infelizmente, para pior – pela forma como o seu pároco
preside à assembleia. Poderíamos dizer que existem diferentes “modelos”
de presidência.
55. Haveria muito mais a dizer sobre a importância de
presidir e os cuidados que requer. Em diversas ocasiões me detive no
exigente dever de pregar a homilia. [17] Limito-me aqui a várias outras
considerações amplas, querendo sempre reflectir convosco sobre como
somos formados pela Liturgia. Penso no ritmo regular da Missa dominical
em nossas comunidades e, portanto, dirijo-me aos sacerdotes, mas
implicitamente a todos os ministros ordenados.
56. O sacerdote vive
sua participação característica na celebração em virtude do dom recebido
no sacramento da Ordem, e isso se expressa precisamente na presidência.
Como todas as funções que ele é chamado a desempenhar, este não é
principalmente um dever que lhe é atribuído pela comunidade, mas sim uma
consequência do derramamento do Espírito Santo recebido na ordenação
que o capacita para tal tarefa. O sacerdote também é formado por ele
presidir à assembléia celebrante.
57. O próprio sacerdote deve ser
dominado por este desejo de comunhão que o Senhor tem para com cada
pessoa. É como se estivesse colocado no meio entre o coração ardente de
amor de Jesus e o coração de cada um dos fiéis, que é o objeto do amor
do Senhor. Presidir à Eucaristia é mergulhar na fornalha do amor de
Deus. Quando nos for dado compreender esta realidade, ou mesmo apenas
intuir algo dela, certamente já não precisaríamos de um Diretório que
imponha o devido comportamento. Se temos necessidade disso, então é por
causa da dureza de nossos corações.
58. Quando a primeira comunidade
partiu o pão, obedecendo ao mandamento do Senhor, fê-lo sob o olhar de
Maria que acompanhou os primeiros passos da Igreja: «todos estes
continuaram unânimes em oração com as mulheres e Maria, mãe de Jesus .”
(At 1,14) A Virgem Mãe “guarda” os gestos de seu Filho confiados aos
Apóstolos. Assim como ela protegeu o Verbo feito carne em seu seio
depois de receber as palavras do anjo Gabriel, ela protege mais uma vez
no seio da Igreja aqueles gestos que formam o corpo de seu Filho.
59.
Tornados instrumentos para acender o fogo do amor do Senhor na terra,
protegidos no seio de Maria, Virgem feita Igreja (como cantou São
Francisco sobre ela) os sacerdotes devem permitir que o Espírito Santo
aja sobre eles, para completar o trabalho que ele começou neles em sua
ordenação. A ação do Espírito oferece-lhes a possibilidade de exercer o
seu ministério de presidir à assembleia eucarística com o temor de
Pedro, consciente de ser pecador (Lc 5,1-11), com a poderosa humildade
do servo sofredor (cf. 42ss), com o desejo de “ser comido” pelas pessoas
que lhes são confiadas no exercício quotidiano do ministério.
60.
Não é, repito, uma adesão mental, mesmo que toda a nossa mente, bem como
toda a nossa sensibilidade, devam estar engajadas nela. Assim, o
sacerdote se forma presidindo as palavras e os gestos que a Liturgia
coloca em seus lábios e em suas mãos. Ele não está sentado em um trono
[18] porque o Senhor reina com a humildade de quem serve.
61. Nesta
carta quis simplesmente partilhar algumas reflexões que certamente não
esgotam o imenso tesouro da celebração dos santos mistérios. Peço a
todos os bispos, sacerdotes e diáconos, aos formadores dos seminários,
aos instrutores das faculdades teológicas e escolas de teologia, e a
todos os catequistas que ajudem o santo povo de Deus a tirar daquilo que
é a primeira fonte da espiritualidade cristã. Somos chamados
continuamente a redescobrir a riqueza dos princípios gerais expostos nos
primeiros números da Sacrosanctum Concilium, captando o vínculo íntimo
entre esta primeira das constituições conciliares e todas as outras. Por
isso não podemos voltar àquela forma ritual que os padres conciliares,
cum Petro et sub Petro, sentiram a necessidade de reformar, aprovando,
sob a orientação do Espírito Santo e seguindo sua consciência de
pastores, os princípios dos quais nasceram a reforma.
62. Gostaria
que esta carta nos ajudasse a reavivar nossa admiração pela beleza da
verdade da celebração cristã, a nos lembrar da necessidade de uma
autêntica formação litúrgica e a reconhecer a importância de uma arte de
celebrar que está em o serviço da verdade do mistério pascal e da
participação de todos os batizados nele, cada um segundo a sua vocação.
63.
Para isso, desejo deixar-lhes mais uma indicação para seguir em nosso
caminho. Convido-vos a redescobrir o sentido do ano litúrgico e do Dia
do Senhor. Ambos também nos foram deixados pelo Conselho. (Cf.
Sacrosanctum Concilium, nn. 102-111).
64. À luz de tudo o que
dissemos acima, vemos que o ano litúrgico é para nós a possibilidade de
crescer no conhecimento do mistério de Cristo, mergulhando a nossa vida
no mistério da sua morte e ressurreição, aguardando o seu regresso na
glória. Esta é uma verdadeira formação permanente. Nossa vida não é uma
série caótica de eventos aleatórios, um após o outro.
65. À medida
que avança o tempo renovado pelo mistério da sua morte e ressurreição, a
cada oitavo dia a Igreja celebra no dia do Senhor o acontecimento da
nossa salvação. O domingo, antes de ser um preceito, é um dom que Deus
faz ao seu povo; e por isso a Igreja o protege com um preceito. A
celebração dominical oferece à comunidade cristã a possibilidade de ser
formada pela Eucaristia. De domingo a domingo, a palavra do Ressuscitado
ilumina a nossa existência, querendo realizar em nós o fim para o qual
foi enviada. (Cf. Is 55,10-11) De domingo a domingo a comunhão no Corpo e
Sangue de Cristo quer fazer também da nossa vida um sacrifício
agradável ao Pai, na comunhão fraterna da partilha, da hospitalidade, do
serviço.
Padre Rafael Solano
https://arquidioceselondrina.com.br/2022/07/06/carta-apostolica-desiderio-desideravi-do-santo-padre-francisco/
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