O livro do Apocalipse diz assim: “Quem tem inteligência, calcule o número da besta, porque é o número de homem: este número é 666” (Ap 13,18). Alguns evangélicos insensatos dizem que é o Papa, pois ele é chamado de “Vigário do Filho de Deus”, que se escreve em latim:
Vicarius Filii Dei = V(5) i(1) c(100) a(-) r(-) i(1) u(5) s(-)F(-) i(1) L(50) i(1) i(1) D(500) e(-) i(1) = 666
A acusação mostra insensatez e ódio contra são Pedro e seus sucessores.
O texto do Apocalipse exige que a besta seja um homem, e não um cargo (de chefes da Igreja). Seria muito razoável indicar como besta apocalíptica, um dos 18 reis da França com o nome LUIS (ou qualquer outro Luiz) que se escreve em latim: LUDOVICUS, e que na contagem latina dá também a soma de 666; ou ainda quem formulou essa acusação, a doutora adventista Ellen Gould White:
E(-) L(50) L(50) E(-) N(-) G(-) O(-) U(5) L(50) D(500) W(5+5) H(-) i(1) T(-) E(-) = 666
Além disso, nenhum Papa usou o título de “Vigário do Filho de Deus”. Costumam chamar-se “Servos dos servos de Deus”, “Vigário de Jesus Cristo”, “Patriarcas dos Ocidente”, etc.
No mesmo capítulo Ap 13,6-8, João descreve a atuação da besta; “A besta abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar o seu nome, o seu tabernáculo e os que habitam o céu. Foi lhe permitido fazer que fossem mortos todos aqueles que não adorassem a imagem da besta”.
No mesmo capítulo Ap 13,6-8, João descreve a atuação da besta; “A besta abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar o seu nome, o seu tabernáculo e os que habitam o céu. Foi lhe permitido fazer que fossem mortos todos aqueles que não adorassem a imagem da besta”.
Porém, eles facilmente calcularam o nome grego: CESAR NERON, em caracteres hebraicos, desta maneira, da direita para a esquerda:
N(50) V(6) R(200) N(50) R(200) S(60) Q(100) = 666
César Nero, sim, exigia para si as honras divinas e mandou matar os Apóstolos Pedro e Paulo e milhares de outros cristãos. O mesmo faziam alguns de seus sucessores.
Para os verdadeiros cristãos o Papa era sempre o sucessor de Pedro, atribuindo-lhe as seguintes promessas de Cristo: “Eu digo: tu és Pedro e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja...A ti darei as chaves do Reino dos Céus...” (Mt. 16,18). E mais: “Simão, Simão, eis que satanás vos procurou para vos joeirar como trigo, mas Eu roguei por Ti, a fim que tua fé não desfaleça, e tu, uma vez convertido, confirma os teus irmãos” (Lc. 22, 31 - 32).
Em João 21, 15 - 17: “Jesus perguntou a Simão Pedro; Simão filho de João, amas-me mais que este? Respondeu-lhe ele: Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo! Diz-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros...” (apesar da anterior negação de Pedro, predita por Jesus).
Para aqueles que ousam chamar o Papa de Anticristo, que deve aparecer pelo fim do mundo, responde João apóstolo na sua carta (1Jo 2,18-19): “O anticristo está para vir, mas digo-vos que já agora há muitos anticristos... Eles saíram de entre nós, mas não eram dos nosso; porque, se tivessem sido dos nossos, ficariam certamente conosco”.
Comentários