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Saudosismo ou Tradição?

O Papa Bento XVI publicou, no último dia 7 de julho, o Motu Proprio Summorum Pontificum , em que regulamenta a volta da forma antiga de se celebrar a Missa no rito latino.
Na verdade, ele explica na carta aos bispos que acompanha o documento, "o Missal publicado por Paulo VI obviamente é e permanece a Forma normal – a Forma ordinária – da Liturgia Eucarística. A última versão do Missale Romanum, anterior ao Concílio, que foi publicada sob a autoridade do Papa João XXIII em 1962 e utilizada durante o Concílio, poderá, por sua vez, ser usada como Forma extraordinária da Celebração Litúrgica.
Não é apropriado falar destas duas versões do Missal Romano como se fossem 'dois ritos'. Trata-se, antes, de um duplo uso do único e mesmo Rito".O polêmico teólogo Joseph Ratzinger, em diversos livros, já havia falado de suas impressões sobre o tema da reforma litúrgica. Refinado amante da cultura clássica, Ratzinger nunca aceitou bem a forma como alguns intérpretes do Concílio Vaticano II impuseram uma espécie de ditadura da modernização. Segundo ele, a rapidez com que se tratou de modificar tudo na Igreja a partir do Concílio soou como se a Igreja fosse meramente uma empresa "sob nova direção", que tivesse o poder de trocar um rito milenar por outro com a mesma mecanicidade com que se aposenta um funcionário velho da Cúria e se contrata outro, afinado com o "espírito conciliar". É bom que se recorde que Ratzinger foi um dos peritos que trabalharam nos bastidores do Concílio Vaticano II, e que foi um dos entusiastas dos movimentos bíblico, litúrgico e patrístico, que clamavam por mudanças.
Ele não é um saudosista; foi ele quem enviou ao Arcebispo francês Lefebvre a carta de excomunhão, por não se submeter à autoridade do Concílio. Porém, ele chama a atenção para o fato de a reforma litúrgica ter sido feita com um certo repúdio a coisas importantes na tradição católica. Hoje em dia parece um crime cantar na Missa uma parte em latim, soa como conservador seguir as rubricas litúrgicas sem invencionices.
Em muitas comunidades no Brasil, por exemplo, perderam-se o zelo, a reverência e o senso do mistério na Missa; há hinos inadequados, danças exageradas, adaptações mal feitas, práticas abusivas de inculturação com requinte de sincretismo religioso, abusos na quantidade de comentários e gestos corporais, excesso de símbolos e cartazes dão um tom por demais racionalista, ritos alternativos inventados se tornam quase lei. Muitas teorias falsamente católicas foram invadindo as pastorais litúrgicas, tais como o enfraquecimento do gesto de se ajoelhar para adorar o mistério eucarístico, e a idéia de que a Missa pode e deve ser instrumentalizada para se falar de tudo um pouco, com listas cada vez maiores de avisos, homenagens, mensagens de conscientização etc. Com essa atitude, Bento XVI sabe que está conseguindo atrair mais críticas a si. Estigmatizado pelo senso comum como retrógrado, saudosista da cristandade pré-ecumênica e anti-moderna, o Sumo Pontífice sabe também, contudo, que tem a missão de preservar com afinco as duas maiores riquezas da Igreja Católica: a integridade do "depósito da fé" transmitida pelos apóstolos e a unidade dos membros do Corpo de Cristo.
Se alguém tem que ser conservador na Igreja, esse alguém precisa ser o Papa. Agindo na Igreja universal como representante do Cristo Cabeça deste Corpo, ele está disposto a entrar na imensa lista de perseguidos, criticados e mesmo odiados, na lista dos papas que tiveram que conduzir a barca de Pedro durante as tempestades ao longo da história. Este início do terceiro milênio talvez seja a maior tempestade de todas até agora. (pe. Juliano Ribeiro Almeida).

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ORAÇÃO DE EXORCISMO DO PAPA LEÃO XIII

ANTES DE INICIAR A ORAÇÃO 1.Todo aquele que recita este exorcismo, pondo em fuga o demônio, pode preservar de grandes desgraças a si mesmo, a família e a sociedade. Privadamente, pode ser rezado por todos os simples fiéis. 2. Aconselha-se rezá-lo em casos de discórdia de família, de partidos, de cidades; nas casas dos ateus, dos blasfemadores, para sua conversão; onde se praticou o ocultismo; para obter uma boa solução nos negócios; para a escolha do próprio estado de vida; pela conservação da fé na família ou paróquia; pela santificação de si mesmo e dos entes queridos. 3. É poderoso nos casos de intempéries, de doenças, para obter uma boa colheita, para destruição dos insetos nocivos aos campos, etc. 4. Satanás é um cão furioso que ronda em volta de nós para nos devorar, como nos escreve Pedro, em sua primeira carta: “Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar” (5,8). 5. O Pa

Maria busca um lar

Maria é a Mãe do Senhor, a Mãe de Deus. Esta é uma verdade de fé. Isabel, diante de Maria já grávida do Filho de Deus, exclamou: Donde me vem que a Mãe do meu Senhor me visite? (Lc 1,43). Ser Mãe do Filho de Deus feito homem para que os homens pudessem ser filhos de Deus, eis a grandeza de Maria! O mistério escondido do amor de Deus tornou-se visível no Filho de Maria. Sem Maria, não teríamos Jesus Cristo, a última palavra do Pai, nem a Redenção operada por Ele. Por Maria, o Pai deu tudo e disse tudo. O Tudo é o Jesus de Maria. Este é meu Filho amado: escutai-o! A vida de Maria foi uma longa caminhada e uma longa experiência de fé. Meditava e conservava no coração o que via e o que ouvia acerca do seu Filho e de si mesma. Maria foi a porta e a casa da primeira morada do Filho de Deus na terra. Em tudo semelhante ao homem, sua chegada foi velada e desapercebida, mas naquele corpo escondia-se o maior mistério de amor. O primeiro passo, em seu caminho de vinda, foi dado com o auxílio

Irmã Dulce será Beatificada.

SALVADOR, quarta-feira, 27 de outubro de 2010 ( ZENIT.org ) – O arcebispo de Salvador (nordeste do Brasil), cardeal Geraldo Majella Agnelo, anunciou na manhã desta quarta-feira que a Irmã Dulce será beatificada em breve. Segundo informa a arquidiocese, o pronunciamento foi feito na sede das Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador. O cardeal informou que até o fim do ano encerra o processo e será conhecida a data da cerimônia de beatificação. De acordo com o arcebispo, uma comissão científica da Santa Sé aprovou esta semana um milagre atribuído à religiosa, fato decisivo no processo de beatificação. Segundo Dom Geraldo, a religiosa é exemplo para os cristãos e a sua história de vida é o que justifica a beatificação e o processo de canonização. “Todo santo é um exemplo de Cristo, como foi o caso dela [Irmã Dulce]; aquela dedicação diuturna durante toda a vida aos pobres e sofredores.” A causa da beatificação da religiosa brasileira foi iniciada em janeiro do ano 2000 pelo pró

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O que quer dizer “Completo em minha carne o que falta às tribulações de Cristo”?

Os dizeres do Apóstolo se explicam sem dificuldade, desde que se tenham em vista os seguintes tópicos:   Origem do texto São Paulo estava detido no cárcere em Roma, durante o biênio de 61 a 63. Sofria naturalmente com isto, pois, cheio de ardor pela salvação das almas, desejaria continuar a percorrer o mundo e pregar, como havia feito até então. Prisioneiro, São Paulo mantinha, não obstante, vivo intercâmbio com os fiéis das mais distantes regiões, procurando dar a todos uma palavra de orientação oportuna. Foi o que o levou a escrever aos cristãos de Colossas (Ásia menor) uma carta, na qual se encontra o trecho que nos interessa. Aproximemo-nos, pois, de tal passagem. No inicio da missiva, São Paulo se refere ao Evangelho e à sua vocação de ministro do Evangelho: aludindo a isso, verifica que toda a sua vida, seus trabalhos, sua liberdade e seu cativeiro, estão consagrados ao ministério apostólico; em consequência, nada lhe pode parecer inútil ou vão, nem mes

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As Sagradas Imagens são Idolatria? São João Damasceno adversus Calvino

São João Damasceno (676-749 d.C) defendeu a prática cristã tradicional da exibição e veneração das imagens e seus ensinamentos foram afirmados no Sétimo Concílio Ecumênico (Nicéia, 787 d.C). Quase oito séculos mais tarde, este debate foi reacendido pela Reforma Protestante, com muitos dos reformadores (com a notável exceção de Martinho Lutero) abraçando iconoclastia radical, a ponto de destruírem imagens ativamente.  João Calvino (1509-1564) incluiu um capítulo sobre as imagens em seu trabalho histórico as “ Institutas da Religião Cristã ”, onde ele expôs uma forte posição iconoclasta, seguido de um capítulo sobre a veneração de santos. São estes capítulos que serão analisados e criticados neste ensaio, em contraposição à sabedoria patrística de São João Damasceno. Todas as citações bíblicas serão tomadas a partir da versão da Bíblia João Ferreira de Almeida. O PRIMEIRO E SEGUNDO MANDAMENTO (ÊXODO 20, 2-6) “ [1º] Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tire