A Arquidiocese de Manaus lançou em dezembro/2010, o projeto da construção do Santuário de Nossa Senhora da Amazônia, que será construído na área da Ponta Negra. O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto Romel Akel e contou com a colaboração de integrantes da Arquidiocese.
Uma das atividades que faz parte do projeto é o Concurso de Produção e de Escolha da Imagem de Nossa Senhora da Amazônia (pintura e/ou escultura). A imagem representará Maria nas atividades religiosas do Santuário.
O concurso foi lançado na sexta-feira, 28 de janeiro, durante entrevista coletiva promovida pela Arquidiocese de Manaus, com a participação de D. Mário Pasqualotto, Bispo Auxiliar de Manaus. Por meio do concurso os artistas poderão dar um rosto com características da nossa cultura, valorizando nossas raízes à imagem que vai ornar o Santuário, revelando o olhar da Mãe Maria para o povo que vive na Amazônia.
Conheça o regulamento do concurso:
Artigo 1º – Instituir, por meio do presente Regulamento, as normas do Concurso de Produção (Criação) e de Escolha da Imagem de Nossa Senhora da Amazônia, em pintura e/ou escultura que representará Maria, nas atividades religiosas do Santuário.
Artigo 2º - Os participantes deverão apresentar suas obras na forma de pintura em tela (óleo ou acrílica) ou escultura (em madeira, gesso ou resina), no período de 30 e 31 de maio de 2011, na Arquidiocese de Manaus, à Av. Joaquim Nabuco, nº 1035 - Centro, no horário das 14h30 às 18h, com uma ficha de inscrição contendo nome, endereço e telefone completos, profissão, números do RG e do CPF, e-mail, além de declaração aceitando de forma irrevogável os termos do presente regulamento.
Parágrafo único – A Secretaria da Arquidiocese de Manaus atribuirá um número aleatório a obra, que deverá ser repetido no rosto do envelope onde será colocado o requerimento de inscrição do autor, preservado em sigilo o nome do responsável até o julgamento final, com o fim de evitar qualquer influência no julgamento.
Artigo 3º – Todos os direitos sobre a obra vencedora serão transferidos com exclusividade para a Arquidiocese de Manaus, que poderá, inclusive, comercializar o direito de reprodução, em todas as suas modalidades.
Artigo 4º - Cada artista poderá participar com uma ou mais obras, obedecendo aos procedimentos previstos neste regulamento.
Artigo 5º - Em caso de eventuais danos ocorridos até a entrega das obras, as despesas de restauração correm exclusivamente por conta do artista, ficando todos os organizadores e patrocinadores isentos de qualquer responsabilidade pelas obras danificadas.
Artigo 6º – A Comissão de Seleção será formada por integrantes do clero e leigos, especializados em arte sacra.
Artigo 7º - As obras deverão obedecer aos seguintes requisitos:
- Serem produzidas exclusivamente para o concurso;
- Não possuírem qualquer premiação ou participado de exposição anterior;
- Medirem entre 70 cm (no mínimo) e 1m20 cm (no máximo);
- Não poderão conter o nome do autor ou qualquer marca que permita a identificação da obra por membros da Comissão.
Artigo 8º - A seleção será realizada em três etapas, não cabendo qualquer recurso da decisão pelos participantes:
§ 1º - Na primeira etapa, a Comissão analisará o preenchimento dos critérios estabelecidos neste regulamento.
§ 2º - Na segunda etapa a Comissão selecionará os três (3) melhores trabalhos de pintura e três (3) de escultura, baseando-se nos seguintes critérios:
a) representatividade da espiritualidade e devoção;
b) qualidade artística;
c) originalidade;
§ 3º – Na terceira etapa, a Comissão será composta pelos Bispos e representantes do presbitério da Arquidiocese de Manaus, que escolherá a obra que será definitivamente a imagem de Nossa Senhora da Amazônia.
Artigo 9º – A obra vencedora será apresentada em cerimônia religiosa preparada para esse fim.
Artigo 10º - As obras não selecionadas poderão ser doadas à Arquidiocese de Manaus, para fazer parte do “Museu da História, Cultura e Religiosidade Amazônica”, a ser implantado no Santuário Nossa Senhora da Amazônia ou em outro espaço a ser definido, com o objetivo de divulgar os artistas locais e o registro sobre a devoção do povo da região, comprometendo-se a Arquidiocese a divulgar os artistas colaboradores e suas obras.
Parágrafo único – Os artistas poderão optar pela retirada das obras concorrentes, mediante termo de retirada, até 30 dias após o encerramento do Concurso.
Informações:
José Roque Nunes Marques / (92) 9118-9898
Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Manaus / (92) 3212-9042 / (92) 9286-5543 (Suely Paiva - coordenadora)
Macildo Ferreira
Macildo Ferreira
Comentários